segunda-feira, outubro 29, 2007

Um Poema de Amor... Um Amor vivido a Dois...

Quando se ama alguém...
Ama-se intensamente,
Ama-se num só todo,
Ama-se no completo do ser...

Quando se ama alguém...
Ama-se de um modo único,
Ama-se de um modo intenso,
Ama-se de um modo apaixonado...

Quando se ama alguém...
Não só se ama,
Mas também se é amado...

Pois o Amor forte e verdadeiro,
Não é amor para um só,
Mas sim para ser vivido a dois...

Quando se ama alguém...
Alguém assim te ama igual...
(Fagu, 2006)

domingo, outubro 14, 2007

Respeitar a Naturesa


Belo é este mundo...

Quando olhamos para a Natureza no seu bruto, não nos cansamos de sentir a sua força, imensidão e beleza que nos apresenta. Ainda quando não nos cansamos de a admirar a mesma a cada dia que o sol nasce.


É esta a beleza que, por a considerarmos que é eterna e que todos os dias nos apresenta, que nos faz acreditar que é eterna e por isso não a respeitamos devidamente, como se de uma decoração da nossa própria casa se tratasse. Pois mesmo a decoração de lá de casa, quando a vemos todos os dias, temos o cuidado de a limpar, cuidar, regar, enfim, respeitar para que ela continue eterna, bonita, natural, simples... Como nós a vimos desde o primeiro dia até hoje, e que assim continue por muito mais tempo.


Mas a humanidade ainda não começou a consciencializa-se que cada beleza natural que o mundo nos apresenta é um espaço de decoração da nossa casa global que é o nosso planeta. que apesar de estar desde há muito ao nosos lado com a mesma beleza de sempre, com a mesma força de todos os dias... também precisa de ser cuidada, precisa de ser "regada", precisa de ser respeitada. Al Gore, o ex-vice presidente americano, recente vencedor do Prémio Nobel da Paz deste ano, que defende o respeito pela chamada "coisa comum" a toda a humanidade... O planeta Terra. E é importante cada vez mais termos a ideia que só respeitando o espaço em que vivemos, o lugar que habitamos, o jardim que temos que poderemos continuar a dizer "que bela é esta paisagem, este espaço, esta Naturesa..." pois ela é de nós todos e não é de ninguém... Todos somos responsáveis por manter a sua beleza, a sua força, a sua imensidão. Já estou cansado de ver as pessoas a passar "esse fardo" de responsabilidade para os governos, para as entidades do estado, quando na realidade esse trabalho pertence a todos nós, cada membro, cada cidadão do mundo... Só com essa visão da responsabilidade da "coisa comum" é que poderemos ter o prazer de olhar para a enorme beleza, a imensa força, a incrível universalidade e imensidão. É esta a nossa Naturesa, o nosso Mundo.

sábado, outubro 06, 2007

Fim de semana no campo

E fiz um passeio pelo campo, pelo interior este fim de semana... Uma sombra não pode ficar sempre por casa ou sempre pela urbe, como alguns "manos" da cidade já classificam ao movimento urbano.
Tanto decidi ir para o campo, que para passar mais tempo com a natureza resolvi passear ao longo do rio Tua, em Mirandela, descansando à beira rio, em praias fluviais onde se ouve toda a natureza concentrada num só espaço.
É tão bom poder vaguear, atrás das verdadeiras pessoas que nos acompanham e nos transformam com a energia e luz do sol que teima e aparecer a cada dia das nossas vidas... Mas não é pela nossa formação que vagueei por terras transmontanas... Relaxei, é verdade que sim... Observado a calmaria de uma corrente de água que vai passando ao sabor de uma brisa quase imperceptível, acompanhando uma montanha que faz com que o sol se esconda, lentamente, enquanto o dia vai chegando ao fim e a noite começa... E é na noite que as sombras se tornam pessoas, que reaparecem, algumas para assombrar e outras para corrigir o que outros seres durante o dia destruíram...
Mas continuo a divagar e a fugir ao assunto quando este post tratava de um fim de semana no campo por uma sombra.... Mas um bom fim de semana no campo quando nos permitimos a olhar o som da natureza, ouvindo as cores do rio e das árvores que inundam o céu deste planeta... É um bom fim de semana no campo, sem dúvida.