Toda a noção de comunicação é em si um fruto de uma junção de três importantes centros de raciocínio. Eles classificam a comunicação seja atravéz de que canal for, sendo necessário apenas a obrigatoriedade de uma mensagem:
É pelo seguimento de tarefas como esta que toda a comunicação se faz, podendo depois existir uma série de outras relações ou condicionantes para que a mensagem saia sempre do emissor para o receptor… A mensagem ser correctamente emitida pelo emissor, na sua forma e conteúdo, o canal da mensagem não ter ruídos ou distorções fortes na continuidade do encaminhamento da mensagem e a mensagem ser correctamente descodificada pelo seu receptor, compreendida, elaborada e analizada. Enfim, racionalizada. E sendo este o caminho de todas as mensagens, como poderemos nós perceber como é que é tão difícil em algumas situações do nosso mundo comunicar? Porque é que o receptor não compreende bem a mensagem que lhe é transmitida? Porque é que o emissor não tem mais cuidado na elaboração da própria mensagem que vai enviar para o seu receptor? E porque é que o canal que é utilizado destorce por vezes em tantas e tão elaboradas medidas a mensagem que pretende ser claramente transmitida?
Não estará assim encontrada a razão tão complexa para o entendimento entre os povos, pessoas, enfim, a civilização? Tudo tão simples para nos entendermos tão bem…